quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desafios de uma Noiva - Parte 1

Emagrecer até o casamento é uma das principais metas de todas a noivas. Isso claro, para ficar liiiiiiinda de morrer no vestido !










Mas o que é que acontece quando ao estarmos frente-a- frente com o espelho aparecem alghumas gordurinhas teimosas  nos braços flácidos ou as famosas dobrinhas nas costas?


Quando isto acontece é comum as noivas tentarem dietas rápidas para as ajudar a ficar em forma. Infelizmente, muitas noivas que fazem dietas cometem erros que não só as impedem de atingir os seus objetivos, mas também causam stress desnecessário e, nos casos mais graves, até doenças.

Bom, desses dois problemas as noiivas querem distância ! Aqui estão cinco dos erros mais comuns relacionados com dietas, assim como algumas dicas para ajudar a evita-los.
  • Demasiado e demasiado tarde. Uma das coisas importantes de que deve lembrar-se quando está a disposta a perder peso é começar cedo. Por exemplo, não tente perder 10 kg dois meses antes do grande dia. A solução é planejar com antecedência para que possa perder peso (ou apenas ficar mais elegante) gradativamente.
  • Se para o casamento dos seus sonhos  inclui estar em grande forma, então inclua o exercício na sua lista como algo a fazer. Deste modo, isso será uma prioridade nos planos do seu casamento.


  • Estabelecer objetivos inatingíveis. Muitas mulheres ficam noivas e começam a imaginar-se drasticamente mais magras ou esculturais.Seja realista. Se nunca vestiu um tamanho 36 na sua vida, então será provavelmente irrealista pensar que se vai transformar, como por magia, só porque vai casar. Por acaso você quer  ficar tão diferente no dia do seu casamento que a maioria das pessoas (incluindo o noivo) mal te reconheça?

  • Dietas radicais ou programas de fitness. As noivas têm tradicionalmente pouco tempo e longas listas de coisas a fazer. Isto leva a que muitas tentem programas de fitness pouco saudáveis ou dietas de fome. Não fique tentada por dietas que prometem resultados rápidos e drásticos com pouco esforço da sua parte. 
  • Deverá evitar qualquer programa que sugira tomar comprimidos de dieta ou comer refeições desequilibradas (como comer apenas sopa de couve durante uma semana). E não se deixe levar por coisas perigosas como laxantes.

  • Não fazer qualquer exercício. É muito fácil para uma noiva dizer: “eu não tenho tempo para fazer exercício” ou “estou  cansada demais para fazer exercício”. Mas as dietas e os exercícios devem andar sempre de mãos dadas. Pense neles como o yin e o yang. Sem atividade o seu corpo não pode queimar tantas calorias. Se tem  pouco tempo, tente fazer pequenos séries de 10 minutos de exercício ao longo do dia. 
  • E tenha consciência de que as pequenas coisas também ajudam, tais como subir as escadas ou estacionar do outro lado do parque do centro comercial. E mais, se está cansada o exercício vai devolver-lhe alguma energia.

  • Saltar refeições. Não é difícil estar tão ocupada que, quando vê que já são nove da noite (quando a cabeça  começa a doer), repara que não comeu nada  o dia todo. Mesmo não sendo uma situação improvável, é inevitável. Saltar refeições não é saudável como também pode levar a comer descontroladamente depois. 
  • É frequente que isso se traduza em comidas muito calóricas e/ou comer exageradamente de uma vez. Para  evitar, ande sempre com petiscos/aperitivos leves que possa ter à mão ao longo do dia. Bons exemplos são cenouras, tiras de queijo, bolachas de água e sal, barras de cereias, frutas secas, etc.

Ficar em forma não tem que ser complicado e não necessita de muito tempo. Se sua meta é perder peso ou ficar com músculos mais tonificados antes do casamento, veja os exemplos abaixo que  ajudarão a começar. Lembre-se de que o mais importante é que a noiva se sinta bem consigo mesma.
E, independentemente do tamanho ou forma, todas as noivas são lindas no dia do casamento!

 
  • Tipos de exercícios:

20-30 minutos de exercício cardiovascular (3-5 vezes por semana)
exemplo: 2-5 minutos a andar rapidamente, 2-5 minutos de pé, levantando os braços e tocando com as mãos  no chão alternadamente. (repetir durante 20-30 minutos)

20-30 minutos de musculação (2-3 vezes por semana)
exemplo: exercícios com pesos tanto para os membros posteriores como inferiores

Tipos de planos de refeições:

Coma 5 a 7 refeições por dia (deve incluir proteínas, cereais, vegetais, etc. de modo a preencher as necessidades diárias da pirâmide alimentar.)
exemplo
Um filé de frango pequeno, grelhado e sem pele.
Uma fatia de pão integral com uma fatia de queijo
Vegetais 
Um copo de água (2 ou 3 é ainda melhor)








Um comentário: